CPT - Centro de Produções Técnicas

Aprenda a criar Jogos para iPhone e iPad Com o Cocos2d


A maioria dos desenvolvedores de aplicativos móveis e jogos para tablet querem ter seu jogo disponível para muitas plataformas, ou pelo menos disponível para iOS e Android. Claro que é sempre possível fazer 2 ou mais desenvolvimentos paralelos usando código nativo (Objective-C para iOS, Java para Android…), mas isto não é recomendado. A opção mais eficiente é usar um ambiente de desenvolvimento que permite que você alveje um múltiplo de plataformas a partir de um único desenvolvimento. 

Aqui surge a primeira grande questão: Qual tecnologia usar?



Existem vários frameworks e tecnologias disponíveis para o usuário: Unity3D, Cocos2D, Marmalade ou Adobe Flash, entre outros. Adobe Flash praticamente só se usa quando seu aplicativo já foi desenvolvido em Flash para uso de browser e você apenas deseja migrar rapidamente para o móvel. Se você tiver um aplicativo muito simples (por exemplo, um jogo de tabuleiro), em seguida, é possível usar esta tecnologia, no entanto, se seu aplicativo requer mais poder de processamento (por exemplo jogos com gráficos pesados ou animações, etc) Flash deixa de ser uma opção viável. Cocos2d é um quadro abrangente, código-fonte aberto e totalmente gratuito. Este é o principal motivo de ela ser a tecnologia mais utilizada, superando a Marmalada ou Unity que não são completamente grátis.

Qual é a melhor tecnologia para jogos 2D: Unity 3D ou Cocos2D?

Na Internet você é capaz de encontrar muitas comparações entre essas duas tecnologias. Quando começamos a desenvolver os nossos jogos mobile podemos ler todos os dados e informações disponíveis para tomar uma decisão. O problema com essas comparações é que eram quase todas muito subjetivas. Desenvolvedores que tinham especializado em Cocos e assim defendiam essa tecnologia. Aqueles que usaram o Unity, defenderam a unity. Há realmente muito poucos especialistas desenvolvedores em ambas as plataformas. 

Temos estudado e desenvolvido para os 2 ambientes e temos uma opinião objetiva: Unity é claramente uma plataforma melhor. Na verdade, uma resposta mais precisa seria: “se você pode pagar vai para a Unity, caso contrário Cocos é um bom back-up”. Unity3D é muito mais avançado que a tecnologia Cocos2D enquanto Cocos2D é gratuito e open source. Considere as diferenças entre eles. Quando se fala de Cocos2D (ou simplesmente Cocos), nos referimos a Cocos2D-x, que é a plataforma de extensão Cocos2D (inicialmente orientada para iPhone).


 

Vantagens da Cocos2d contra Unity3D

Cocos2d é livre, open source e mais usado para dados. Unity, no entanto, é cara. Ela tem uma licença livre, mas é insuficiente para desenvolvedores profissionais. A licença custa entre US $ 1.500 e US $ 4.500 mais por pessoa (mais impostos), que é uma barreira significativa para novos desenvolvedores. Cocos2d usa a linguagem de programação C ++ e bibliotecas de luz, tornando-se um pouco mais simples que o processador de Unity. Você pode ver o código completo para Cocos2D, editar ou adaptá-lo às suas necessidades. Se você é especialista em C++ e não quer pagar licenças caras por unidade, Cocos2D é a melhor escolha. Tem algumas características muito positivas, mas não há vantagens, em comparação com a Unity. Tem bons motores físicos, grande quantidade de exemplos para cada um dos recursos da Cocos2D, uma grande comunidade de desenvolvedores que oferecem suporte e melhora a cada dia, etc. Mas tudo isso também foi feito pela Unity.


COMPRE NO BUSCAPÉ
Este livro oferece uma sólida introdução ao mecanismo de jogo cocos2d para iPhone e ferramentas relacionadas. A obra foca no processo de criação de vários jogos feitos inteiramente com o cocos2d e sem enormidades de código OpenGL ou do SDK do iPhone.

Como vou aprender?

Pela criação de quatro jogos de amostra, ao longo do curso do livro, você aprenderá conceitos chaves do mecanismo de jogos cocos2d, da linguagem de programação Objective-C e de ferramentas relevantes como o Zwoptex (atlas de texturas), o ParticleDesigner (efeitos de partículas), o Tiled (edição de mapas de ladrilhos) e outros. 

Como são os jogos de exemplo?

São modelados de acordo com jogos populares da App Store, para que sejam relevantes, reconhecíveis e imediatamente divertidos e inspiradores. Os jogos aumentam em complexidade, destacam questões comuns recorrentes para o iniciante no cocos2d e fecham as lacunas deixadas pela documentação do cocos2d.  

Ao longo do livro

Conforme você for seguindo adiante, aprenderá sobre possíveis obstáculos e como ultrapassá-los com sucesso. À medida que avançar de projetos principiantes até os avançados, encontrará conhecimento e dicas de programação de jogos em geral para melhoria do desempenho, bem como indicadores para implementações alternativas e outras leituras.

Supõe-se que o leitor tenha conhecimentos prévios de programação, mas não necessariamente de Objective-C. Tópicos relacionados, tais como Xcode, Objective-C, o SDK do iPhone e OpenGL são discutidos apenas quando necessário.  


Se você se interessa de verdade em aprender a criar jogos para aparelhos móveis essa palestra é indispensável. Feita pelo Engenheiro de Computação formado na Escola Politécnica de São Paulo com Diploma Duplo com o Politecnico di Milano "Pedro Kayatt".

Ele explica como funciona o Cocos2d, o que você precisa ter no seu computador, como são feitos os jogos, para qual plataforma você pode exportá-lo e muito mais.
É um vídeo grande, mas não tem enrolação, é conteúdo mesmo!





 LIVRO DIGITAL

Desenvolvimento de Jogos para iOS: Explore sua imaginação com o framework Cocos2D


 Para quem já conhece um pouco do desenvolvimento de aplicativos para iOS e sempre teve vontade de entrar no mundo de desenvolvimento de jogos, esse livro ensina como utilizar o Cocos2D, framework gratuito com diversos benefícios para criação de jogos.

Você construirá um jogo do início ao fim, com transições de telas, sons, animações e tudo mais, enquanto os principais conceitos são apresentados de forma didática e prática.



Editora Casa Do Código (Digital)