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Como criar uma auditoria de site “site audit” na Semrush

O SEMrush é sua caixa de ferramentas de marketing on-line que contém dados indispensáveis para desenvolver SEO, fazer publicidade e criar estratégias de marketing. Uma poderosa ferramenta de pesquisa de palavra-chave e análise de concorrência que existe nos EUA. E que já existe há alguns anos sua versão em português.

SITE AUDIT  - É uma ferramenta que detecta problemas técnicos de CEO, ele revela os erros relacionados a navegação de páginas, ela mostra os erros de conteúdo, erros de links e código por trás da página.

Ele te ajuda a verificar a qualidade do site, ele também te ajuda a decidir os problemas que devem ser corrigidos primeiro, e ajuda a monitorar o progresso de otimização CEO da sua página.

Você pode utilizá-lo para otimizar seus links internos e externos, adicionar as tags onde não existem, unificar e tornar compreensível os títulos descrições de metas ou outras tags de html pra usuários e motores de busca.

Ele te ajuda a corrigir imagens quebradas utilizando recursos ALT, também te ajuda a detectar e apagar as páginas de erro. Ele também encontra as páginas de conteúdo duplicado.

Agora que você já conhece suas funções vamos a prender a usá-lo. Veja como criar uma auditoria de site por dentro de um projeto.

O “Site Audit” se encontra dentro do link “Projects”, veja na imagem:

 

Primeiro você precisa criar um projeto.

Em ambas as caixas coloque a url de seu site e clique em criar “Create”. Automaticamente você será direcionado(a) para a página de ferramentas do site.

Na caixa de ferramenta “SITE AUDIT” clique em “Set Up”.

Antes de criar um projeto/ auditoria de site, veja quantas páginas você tem em seu site para poder colocar um limite de quantas páginas você quer que seja feita essa pesquisa (se seu site tiver muitas páginas) e assim não usar todo seu limite da sua conta da SEMRUSH.

Clique na caixinha e escolha o limite para que ser feita a auditoria que pode ser de até 20,000 mil.

Se quiser, marca a mensagem no rodapé da página para receber da SEMRUSH relatórios por e-mail toda vez que for feita uma auditoria.

Você pode já clicar em “STAR SITE AUDIT” e já começar sua auditoria, ou melhor, pode clicar “Crawler settings”.

Uma dica muito importante para quem usa a auditoria da SemRush é a “User Agent”, é um tipo de color que vai navegar pelo site e vai investigar quais são os erros. Existem dois tipos:

SEMRUSH BOT e GOOGLE BOT – São praticamente a mesma coisa, o diferencial é que o Google bot se camufla como se fosse um robô do Google navegando pelo site.

O indicado é usar o Google Bot para terem menos problema de bloqueio, existem muitos sites que se bloqueiam, eles não gostam de serem coleados, por isso, eles bloqueiam os bots que são coleados (Coleados quer dizer unidos no mal. Pra atacar alguém ou algo.).

Por isso a SemRush tem um bot que é camuflado como se fosse do Google.

 

ALLOW/DISALLOW URLs

Se você tem um número de páginas muito grande e quiser limitar a navegação do site por páginas (talvez as mais importantes) essa próxima etapa é indicada para isso, você coloca as páginas que quer que o bot navegue.

REMOVE URL PARAMETERS – Neste é para você colocar os parâmetros de erro que você não quer detectar.

SCHADULE – Esse é caso você queira programar seu relatório, ou seja, para você refazer a auditoria, pode escolher uma vez por semana, diariamente, ou apenas uma vez (este deve ser feito manualmente).

Feito isso é só começar sua auditoria de site. Clique em “Star Site Audit”. Esse processo pode levar algum tempo, vai depender, é claro, do número de páginas de você selecionou.

 

A imagem abaixo mostra uma auditoria feita pela Semrush do site OLX, como exemplo, este é o resultado.

Nesta página são mostradas um resumo da auditoria de um site, o que ela tem a oferecer.

Ele vai te mostrar primeiro com mais destaque, um Score, que é uma métrica que a Semrush oferece, este círculo azul mostra se você/seu site vem melhorando, não uma nota, mas é mais pra você saber se os erros que seu site pode ter vem sendo corrigidos. É só colocar o mouse neste pequeno circulosinho ao lado de “TOTAL SCORE” que você terá um resumo deste percentual.

 

CRAWLED PAGES – Logo abaixo você tem o número exato de páginas que foram escolhidas para a análise, e saber se todas que escolher foram mesmo analisadas.

Cada corsinha corresponde a uma conclusão, a cor VERDE, mostra as páginas que estão em perfeito estado, ou seja, não há nada que precise ser melhorado nelas, estão bem otimizadas.

  • A cor VERMELHA, mostra o nº de páginas quebradas.
  • A cor LARANJA, mostra quantas páginas estão com problemas.
  • A cor CINZA, mostra as páginas que tem um redirecionamento ligado.
  • A cor CINZA ESCURO, mostra quantas foram bloqueadas.

Ao lado (nos resultados em vermelho, laranja e azul) você vê os tipos de erro que tem nas páginas.

Em VERMELHO os erros mais importantes, aqueles que você deve dar mais atenção, pois são os que mais podem estar prejudicando seu site, depois os da cor laranja e azul.

A cor azul, mesmo que tenha um resultado alto como no exemplo acima, não é necessário se preocupar, não são erros de muita relevância, mas é sempre bom dar uma olhada e ver o que pode ser melhorado.

Clicando no número uma nova página é aberta e são mostrados em detalhes os resultados, na cor vermelha, por exemplo, são mostrados primeiro e talvez o erro mais comum e prejudicial a uma página “AS PÁGINAS DUPLICADAS”.

Clicando em um desses resultados uma nova página é aberta mostrando em que páginas estão esses erros, e se quiser informações de como consertar esses problemas.

Basta clicar no texto “Why and how to fix it”, como mostra a imagem acima. Nesta caixinha são mostrados algumas dicas de como conserta-los.

Caso não fique satisfeito(a) com essas dicas você pode pegar esse erro e jogar dentro de uma busca do Google, lá você vai  poder encontrar alguns conteúdos com dicas e possíveis soluções para os problemas de seu site.

Para facilitar a navegação, voltando para a página de erros você pode clicar em “SELLECT AN ISSUE”, para mudar o tipo de erros.

 

Erro NO FOLLOW

Outro problema também muito frequente e no “atributos Nofollow”, muitas pessoas colocam o Nofollow, sem saber que isso prejudica um pouco o color do Google, e com isso o Google não tem uma vista boa, ele pode acabar penalizando seu site caso não tirem esse atributo, usem Nofollow com muito cuidado.

O nofollow é um atributo não padrão do HTML usado para dizer aos buscadores (ex.: Google, MSN, Yahoo) que um determinado hyperlink não deve influenciar no rankeamento do documento apontado pelo link. Em outras palavras, diz ao buscador para desconsiderar aquele link do seu grafo de links.

 

Site Audit Widgets

Depois de fazer toda a análise de seu site, seria interessante criar um relatório desses dados.

É claro, que as funções do site Semrush vão muito além do que foi dito acima, ainda na conta free, o que mencionamos aqui foi só uma pequena explicação das funções mais básicas e mais úteis, digamos assim, para quem está começando um site, pra quem já tem um website e quer melhora-lo e para aqueles que não tem muitos conhecimentos nessa área de otimização mais específica das páginas.

Para fazer um relatório personalizado com a semrush você precisa voltar em: “Menu principal / Meus relatórios / Criar relatório PDF personalizado

Na página de criação de relatório você vai encontrar todas as ferramentas necessárias.

Esta página em branco é a versão mais básica, se você tiver uma conta paga pode remover e ou trocar a marca “SEMRUSH”.

Clicando em cada link ao lado uma seleção de dados criados da sua análise estará disponível para você criar da forma que quiser, independente da conta que possui.

Em cada opção é possível marcar quais são os favoritos. Depois é só arrastar os links escolhidos para dentro da página.

Caso tenha feito mais de uma auditoria, uma caixa será mostrada para que você escolha qual quer que seja feita o relatório.

Depois de tudo pronto, clique no botão “CRIAR RELATÓRIO EM PDF”, no topo da página e enviar para seu e-mail.

 

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